top of page

Análise da morfologia e morfometria da ilha de Trindade: conectividades hidrológicas

Descrição: Este projeto versa sobre e análise sobre a análise morfológica e morfométrica da ilha de Trindade, no Atlântico Sul: conectividades hidrológicas. Tal trabalho ligado a geomorfologia e a hidrologia tem relevância para compreender a evolução do relevo a partir de processos de erosão,  que ocorrem naturalmente, mas que são potencializados pela ação antrópica. Sabendo-se então da importância da evolução de relevo, vários estudos são desenvolvidos em áreas continentais sendo ainda carentes aqueles associados a ilhas oceânicas, tal como a Ilha de Trindade, fato que corrobora para justificar este trabalho. Para o seu desenvolvimentos serão incialmente instalados seis pluviógrafos com o intuito de verificar a distribuição espacial da precipitação na Ilha e, será realizado levantamento topográfico utilizando-se do instrumento Global Position System Real Time Kinematic (GNSS RTK) modelo Trimble R4 para a obtenção dos pontos geodésicos e as cotas altimétricas, contribuindo para melhorar a acurácia  da carta topográfica do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM),  realizado em 1968, na escala 1:15.000, Marinha do Brasil. Uma vez obtido os dados topográficos, serão obtidos os parâmetros morfométricos e morfológicos da ilha de Trindade utilizando-se ao ARcGisTM 10.3. Também será realizado a classificação do relevo da ilha utilizando-se a classificação Geomorfons. Concomitante aos levantamentos de dados topográficos em campo, será realizado o monitoramento de parâmetros físicos da área de captação de água utilizado na ilha.

Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado acadêmico: (1)

Integrantes: Eberval Marchioro - Coordenador / Alanderson Gomes de Souza - Integrante / Fernando Henrique Lemos - Integrante / Filipe Bertholini - Integrante / Gabriel Silva Nogueira - Integrante /  Ícaro Alves Lobo - Integrante /  Julhia Dias Nunes - Integrante / Julia Frederica Effgen - Integrante/ Wallace Cupertino - Integrante.

Análise da Distribuição de áreas suscetíveis a escorregamentos rasos na bacia de drenagem do rio Fradinhos, em Vitória (ES)

Descrição:   Esse trabalho pretende identificar e analisar as áreas suscetíveis a movimentos de massa, com destaque aos escorregamentos translacionais (ou rasos) na bacia de drenagem de Fradinhos, no município de Vitória - Espírito Santo. A escolha da área de estudo se deu pela sua proximidade ao maciço central de Vitória e pelas ocorrências de movimentos de massa já registradas por laudos da Defesa Civil de Vitória. Para a realização do mapeamento será utilizado o modelo de base físico-matemática Shalstab (ShallowStability), de Montgomery e Dietrich (1994), baseado em equações de estabilidade em taludes infinitos e modelo hidrológico steady-state, ou seja, com chuva constante. Com a aplicação do modelo, almeja-se obter a distribuição espacial de classes de suscetibilidade e de índices de chuvas críticas para a ocorrência de escorregamentos rasos na região de Fradinhos. O mapeamento de suscetibilidades e os índices de chuvas críticas serão validados através de comparações com as cicatrizes presentes no local (obtidas através de visitas em campo, imagens aéreas e laudos) e com os eventos chuvosos obtidos através de dados diários de precipitação. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Eberval Marchioro - Coordenador / Wallace Cupertino - Integrante / Julhia Dias Nunes - Integrante / Alanderson Gomes de Souza - Integrante / Ícaro Alves Lobo - Integrante / Jeniffer Oliveira Nepomuceno do Couto - Integrante / Julia Frederica Effgen - Integrante.

Interceptação e escoamento pelo tronco de águas pluviais em um fragmento florestal de mata atlântica na Reserva Biológica de Duas Bocas (ES)

Descrição: A presente pesquisa será desenvolvida em um fragmento florestal de Mata Atlântica na reserva Biológica de Duas Bocas no município de Cariacica, onde esta localizada a bacia do córrego Pau Amarelo, principal sub-bacia da bacia do Rio Duas Bocas, que drena suas águas para a bacia do rio Santa Maria da Vitória (ES). A pesquisa avaliará a interceptação das chuvas pelas copas da floresta e o escoamento pelo tronco no período de agosto de 2015 a 2017, por meio da quantificação da precipitação total e interna por evento; bem como a sua relação com a sensitividade hidrossedimentológica do córrego Pau Amarelo. Serão instalados pluviômetros a céu aberto e sob o dossel das árvores, medidores de escoamento pelo tronco, bem como sensores de sedimentos e vazão no córrego Paú Amarelo. Pretende-se avaliar a relação entre parâmetros da floresta como densidade, cobertura de dossel com a interceptação e a precipitação interna por evento, a sensitividade hidrossedimentológica por evento. Tal estudo permitirá verificar as múltiplas relações entre a cobertura vegetal e a hidrologia florestal, corroborando para o gerenciamento eficaz e sustentável dos recursos hídricos a partir do conhecimento dos processos hidrológicos em área com floresta preservada.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Eberval Marchioro - Coordenador / Alexandre O. Gonçalves - Integrante / Felipe Zamborlini Saiter - Integrante / Juan Felipe Barrios Lopez - Integrante / Ketlen Victor Bastos - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Auxílio financeiro.

Análise Ecohidrossedimentoclimática da REBIO de Duas Bocas (ES)

Descrição: A análise integrada dos diversos parâmetros geoambientais em bacias hidrográficas têm se tornando um importante instrumento para gestão e análises hidrogeomorfológicas, corroborando para o planejamento ambiental. Em função disto a presente proposta de trabalho visa analisar o comportamento ecohidrosedimentoclimático da Rebio de Duas Bocas, localizado no município de Cariacica (ES). Nesta bacia encontra-se às principais nascentes da bacia hidrográfica do rio Duas Bocas, sob a proteção de fragmento florestal de Mata Atlântica, que drena suas águas para a bacia do rio Santa Maria. Espera-se com este trabalho contribuir para a compreensão das características geoambientais da REBIO, possibilitando subsidiar o planejamento ambiental.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Eberval Marchioro - Coordenador / WESLEY SOUZA CAMPOS CORREA2 - Integrante / Gilberto F. Barroso - Integrante / Fábio Garcia - Integrante / Alessandra Delazari-Barroso - Integrante / Felipe Zamborlini Saiter - Integrante / James Ulisses - Integrante / Wallace Cupertino - Integrante / Leonardo Nunes Amorim - Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Bolsa.

Ecohidrologia e gestão integrada de recursos hídricos do contínuo fluvio-estuarino do rio Santa Maria de Vitória (ES)

Descrição: subprojeto da Rede de Estudos Hidrodinâmicos e Monitoramento Ambiental de Sistemas Aquáticos REHMANSA com finalidade de estimar o fluxo de água, sedimento, matéria orgânica, indicadores químicos de contaminação por esgoto (feco-esteróides), contaminantes orgânicos, nutrientes e cianobactérias para o estuário da Baía de Vitória.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Eberval Marchioro - Integrante / Gilberto F. Barroso - Coordenador / Renato Rodrigues neto - Integrante / Alessandre Delazari-Barroso - Integrante / Silvia Tamie Matsumoto - Integrante / Luis Chícharo - Integrante.

Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres Naturais do Espírito Santo - CEPEDES

Descrição: A principal proposta do centro será o estudo geoambiental aplicado a fim de proporcionar a administradores, planejadores e gestores públicos da área de organização e desenvolvimento territorial informações integradas sobre as principais características do meio físico e seu comportamento frente à exposição das diversas formas de uso e ocupação ao comportamento da dinâmica natural do ambiente em suas várias instâncias (climática, geológica, geomorfológica, hidrológica e pedológica). Dessa forma, os resultados dos estudos são empregados, direta ou indiretamente, como instrumento de gestão ambiental de empreendimentos infraestruturais e produtivos planos diretores regionais e urbanos e de unidades fisiográficas, como bacias hidrográficas, unidades de conservação, áreas costeiras e regiões metropolitanas. (Registrado na PRPPG: 50/2011).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Eberval Marchioro - Integrante / Ana Christina Wigneron Gimenes - Integrante / Antônio C Oliveira Goulart - Coordenador / Andre LUiz N. Coelho - Integrante / Fernando Mieis Caus - Integrante.

Please reload

bottom of page